Palavra do Presidente



Temos vivenciado tempos difíceis na área de segurança pública com um número crescente de explosões de caixas eletrônicos em Goiás. O movimento, apelidado de “Novo Gangaço”, atuou fortemente no interior do estado e agora chegou à capital goiana. Mesmo não sendo responsabilidade das instituições financeiras, temos trabalhado juntamente com as forças de segurança do Estado e outras entidades para coibir qualquer tipo de crime contra agências bancárias e seus clientes. O Comitê de Segurança Bancária da Asban, criado em 2006, tem se reunido frequentemente para discutir e traçar estratégias especificamente contra os ataques a caixas eletrônicos.

Entre as medidas destacadas pelo Comitê para desestimular este tipo de crime estão: recomendação aos bancos para que diminuam os valores disponíveis para saque e alterem o horário de funcionamento de caixas eletrônicos e terminais de autoatendimento; concentração do atendimento em unidades com maior fluxo de pessoas, priorização da vigilância, através de monitoramento e da segurança privada; e informação imediata à Polícia Militar em caso de suspeita de crimes contra a instituição e seus clientes.

Outra medida, já em fase adiantada de implantação, é a conexão do sistema de vigilância das dependências bancárias com os centros de monitoramento e controle mantidos pelos órgãos de segurança estaduais. Aos clientes, sugerimos que passem a utilizar ainda mais os meios eletrônicos, como Internet Banking e aplicativos de celular, para realizar suas transações financeiras e, quando necessário, que utilizem as agências bancárias preferencialmente no período diurno. Estamos e continuaremos trabalhando intensamente para garantir a segurança das instalações de nossos associados, de nossos funcionários e clientes e para proporcionar mais segurança à população.


Mário Fernando Maia Queiroz Presidente Executivo da Asban

Destaques

ASBAN - Associação de Bancos
Endereço: Rua 83 N. 407 Qd. F-14 Lt. 47 - Setor Sul -  CEP: 74083-020 - Goiânia - Goiás
Telefones: (62) 3218-5050 / Fax: (62) 3218-5115

Email: asban@asban.com.br
Copyright© 2016 Todos os direitos reservados.