Palavra do Presidente do Conselho de Administração

A taxa de inadimplência dos clientes bancários, em 2016, tem batido recorde mês a mês, conforme divulgação do Banco Central. O aumento da inadimplência de pessoas físicas e jurídicas acontece em um momento de forte recessão na economia brasileira. Em 2015, o Produto Interno Bruto (PIB) diminuiu quase 4% e neste ano deve encolher acima de 3%. A atividade diminui, o desemprego aumenta e agrava ainda mais a situação. Ciente deste cenário e do momento vivido pelos brasileiros, a ASBAN tem trabalhado alternativas para contribuir não só com os clientes de instituições financeiras, mas também com toda a sociedade. Entre as ações desenvolvidas pela entidade está a realização de workshops gratuitos sobre Educação Financeira, onde os participantes conhecem regras para minimizar compras por impulso, dicas sobre relação com o dinheiro, orçamento pessoal e familiar, consumo planejado e consciente e uso de crédito e administração de dívida, entre outras. São apresentadas, ainda, orientações sobrecomo escolher o crédito mais adequado, caso necessário. Outra iniciativa, de vanguarda, é a inauguração da Primeira Câmara de Conciliação e Mediação – Centro de Resolução de Conflitos Financeiros. A 1ªCCM-CRCF, especializada na administração de conflitos envolvendo qualquer tipo de contrato financeiro firmado tanto no setor público, como no setor privado. É, também, a primeira câmara de conciliação e mediação do tipo certificada pelo Poder Judiciário. A 1ª CCM-CRCF fortalece não só os associados da ASBAN, mas também os clientes de instituições financeiras que poderão solucionar suas pendências de modo consensual. Mais que isso, ASBAN oferece uma grande ferramenta de humanização das relações que pode contribuir para minimizar problemas financeiros em tempos tão difíceis.

Gecimar Menezes

Presidente do Conselho de Administração