top of page

Presidente do Conselho de Administração da ASBAN é homenageado por amigos e familiares

Opresidente do Conselho de Administração da ASBAN, Gecimar Freitas Menezes, faleceu no dia 25 de abril, vítima de um mal súbito. Menezes, como era conhecido, deixou esposa, filhos, noras, netos e muitos amigos feitos ao longo de seus 57 anos. À ASBAN, Menezes prestou um importante trabalho durante 15 anos como representante do extinto Banco do Estado de Goiás (BEG), instituição fundadora da Associação, e do Itaú Unibanco, que adquiriu o BEG. Durante grande parte desse tempo, ocupou cargos de direção na Entidade, exercendo a presidência do Conselho de Administração de 2002 até a data de seu falecimento. “Menezes contribuiu muito com ideias, com o debate e trabalhou para que a Asban fosse o que é hoje”, ressalta o presidente executivo, Mário Queiroz. No total, foram 39 anos prestados ao setor bancário. Com formação em Ciências Contábeis, iniciou sua carreira no segmento como contínuo (office boy) em 1978 e, ao se aposentar em 2015, exercia o cargo de Gerente Geral Comercial do Itaú Unibanco. Empreendedor, Menezes fundou a Projecta Consultoria e Instrutoria, empresa de assessoramento a municípios através do Sebrae, associada à ASBAN, o que lhe permitiu continuar o trabalho junto à Entidade. Confira abaixo depoimentos de alguns amigos e familiares de Menezes:

"Falar de Gecimar Menezes é uma das alegrias que a vida nos proporciona. Amigo de longas datas, colega de trabalho e ompanheiro na administração desta instituição, ele sempre contagiou a todos com sua idoneidade e conhecimento. Juntos, passamos por bons momentos trabalhando no antigo BEG e mais recentemente no ITAÚ, até nos aposentar. Exemplar chefe de família, dedicado ao trabalho e sempre disponível para assumir funções nas quais era de grande importância a sua participação, esforçando-se ao máximo para corresponder às expectativas esperadas. Na administração da ASBAN, pude compartilhar com ele grandes feitos, como por exemplo, a construção do prédio onde hoje está instalada sua sede e a aquisição do terreno que se avizinha a este prédio, dentre outros. Fica assim, uma grande marca de seu trabalho e imensa saudade e admiração em todos nós. "

Wagner Rodrigues Júnior

Ex-presidente da Asban e aposentado do Itaú Unibanco S.A.

Ao centro, Menezes em reunião do Conselho de Administração da ASBAN

Menezes discursa em evento no Centro de Treinamentos da ASBAN

"Conheci o Menezes na aquisição do Banco BEG em 2001 e trabalhamos diretamente, pois ele ficou subordinado à minha estrutura. Menezes conhecia o banco como poucos e com uma memória privilegiada guardava números, locais, negociações como quem guarda um bom livro. Extremamente comprometido com a organização, esse homem correto, trabalhador e um amigo valoroso, foi fonte de consulta e sabedoria durante os meus 08 meses em Goiás. Engraçado que com seu jeito simples, a primeira impressão era de quem não comportava tamanho conhecimento, mas uma simples pergunta logo vinha preenchida de respostas com riqueza de detalhes e uma segurança impressionante. Alguns anos mais tarde tive a oportunidade de ser diretor de rede em Goiás e encontrei Menezes como gerente de agência, com a mesma vontade e determinação. Era um menino na vontade e na bondade. Não posso deixar de registrar que ao final do meu convívio profissional com o amigo Menezes saí maior e melhor. O olhar penetrante, mas o sorriso largo ficarão na minha memória pelo resto dos meus dias. Tenho convicção que Menezes deixou um legado enorme de gente que seguiu seus conselhos e orientações, pois daquele ser humano não poderia sair coisa diferente de bondade e profundo respeito por todos aqueles que com ele interagiam. Ficará a boa lembrança de alguém que passou aqui na terra e a deixou melhor. Obrigado amigo Menezes. Até um dia! "

Cícero Araújo

Diretor de Relações Institucionais e Governamentais do Itaú Unibanco

Presidentes, Wagner Júnior e Menezes comemoraram inauguração da sede da ASBAN

Ao lado da esposa Madalena, Menezes durante confraternização da ASBAN

"Gecimar nasceu no início do ano de 1960 e, ainda criança, mudou-se para o município de Bom Jesus de Goiás, quando seus pais retornaram para a zona rural com o objetivo de dar melhores condições para os seus filhos, que já eram 3. Cerca de 6 anos depois, retornou para Goiatuba e, desde então, começou a trabalhar para ajudar no sustento da numerosa família. Em 1975, a família mudou-se para Goiânia. Foi quando efetivamente Gecimar iniciou a sua “carreira” profissional, trabalhando nas mais diversas atividades. Em 1978, foi trabalhar na ASBEG e em 1979 ingressou no BEG. Gecimar sempre foi muito dedicado à família. Seus proventos eram praticamente direcionados para atender as necessidades familiares. No BEG teve uma carreira de muito sucesso, fruto de sua inteligência e dedicação, o que também se repetiu no Itaú, de onde se desligou, a pedido, no início de 2015. Resumindo, posso afirmar que o GECIMAR foi bom em tudo: filho, irmão, marido, pai e avô."

Euripedes Arantes de Freitas Tio