Tribunal de Justiça e Associação de Bancos assinaram termo de adesão para realização de mediações e

Fotos: Wagner Soares/TJ-GO

Pela primeira vez, a Semana Nacional de Conciliação (SNC) do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) contará com uma câmara especializada em conflitos financeiros. É que foi assinado na tarde desta sexta-feira, 06 de setembro, o termo de adesão a 14ª SNC pela Primeira Câmara de Conciliação e Mediação de Conflitos Financeiros e Ambientais, sediada pela Associação de Bancos (ASBAN), e Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Com a adesão, clientes com dívidas referentes a cartões de crédito, cheque especial, financiamento de veículos, entre outras, poderão negociar acordos mediados por conciliadores especializados em conflitos financeiros.

O presidente da ASBAN, Mário Queiroz, informou que existem hoje quase 29 mil processos no TJ-GO envolvendo instituições financeiras e seus clientes e que mesmo dívidas ainda não ajuizadas podem ser negociadas por meio da Primeira Câmara de Conciliação e Mediação de Conflitos Financeiros. “A partir da assinatura do termo de adesão, já trabalharemos dentro do espírito da Semana Nacional de Conciliação atuando no esforço de buscar a pacificação e o favorecimento da atividade econômica”, afirmou Mário Queiroz. De acordo com o juiz e coordenador do Nupemec, Romério do Carmo Cordeiro, a expectativa é que a edição de 2019 da SNC supere as anteriores em termos de acordos homologados em função de parcerias como a oficializada nesta sexta-feira com a ASBAN, por meio da Primeira Câmara. “A parceria com a ASBAN é uma forma de racionalização do trabalho, uma vez que, por meio de um único canal, teremos acesso a todas as instituições financeiras. Além disto, a proximidade entre os bancos e a Primeira Câmara trará resultados mais efetivos para as negociações, beneficiando assim o consumidor”, afirma o juiz.

A 14ª edição da Semana Nacional de Conciliação do TJ-GO acontecerá entre os dias 4 e 8 de novembro. Durante o evento, serão negociados apenas débitos indicados pelas instituições financeiras. Entretanto, clientes que queiram negociar antecipadamente suas dívidas poderão procurar a Primeira Câmara de Conciliação e Mediação de Conflitos Financeiros e Ambientais e solicitar uma audiência. A Câmara está localizada na Rua 83, nº 407, Setor Sul, em Goiânia. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (62) 3218-5050. Os acordos homologados por meio de mediação e conciliação têm força de sentença e seu cumprimento é fiscalizado pelo Tribunal de Justiça.