top of page

Comitê de Segurança Bancária discute ações estratégicas para evitar ataques a caixas eletrônicos

O Comitê de Segurança Bancária da Asban tem se reunido com autoridades de segurança do Estado de Goiás para discutir estratégias a fim de desestimular os ataques a agências bancárias e explosões de caixas eletrônicos. Entre elas, no dia 15 de agosto, os membros do Comitê estiveram com o comando do Serviço de Inteligência da Polícia Militar de Goiás (P2). Durante o encontro, o chefe da P2, tenente- coronel Célio Pereira, apresentou algumas atividades realizadas em diferentes regiões do estado relacionadas à prevenção de ataques a caixas eletrônicos, chamado pela polícia de “Novo Cangaço”. Para o tenente-coronel, a migração das quadrilhas para a região metropolitana de Goiânia se deu em razão do trabalho estratégico realizado pela PM no interior de Goiás. “As medidas adotadas até o momento devem ser complementadas por outras que se fizerem necessárias, pois o processo deve ser dinâmico à medida em que vão ocorrendo as migrações dos criminosos para outras praticas que não o estouro de caixas eletrônicos”, ressaltou. Foram discutidas estratégias adotadas pela polícia e pelos bancos para minimizar a ocorrência de explosões de caixas eletrônicos, como a recomendação para que sejam reduzidos os valores disponíveis nos caixas eletrônicos,

centralização do atendimento nos finais de semana, o que facilitaria a realização do policiamento preventivo.

Foi abordado, ainda, o acionamento direto da central de monitoramento dos bancos para o Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle (CIICC) da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás (SSPAP-GO), que poderá contar com uma estrutura exclusiva para os casos de roubo a caixas eletrônicos.

No dia 19 de agosto, os membros do Comitê visitaram o Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC) da SSPAP-GO, que terá conexão direta com o sistema de vigilância das dependências bancárias.

Destaques

bottom of page