top of page

Margem para contratação de crédito consignado é ampliada para 40%

O Governo Federal ampliou de 35% para 40% o limite para a contratação por servidores públicos ativos e inativos, militares, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com base no valor do benefício. O aumento vale até o fim de 2021.

De acordo com a Lei, o percentual máximo de consignação é de 40%, dos quais 5% devem ser destinados exclusivamente para amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito ou utilização com finalidade de saque por meio do cartão de crédito.

Segundo o Ministério da Economia, entre as opções existentes no mercado, o crédito consignado apresenta as menores taxas de juros, tendo em vista a baixa probabilidade de inadimplência. Atualmente, a taxa máxima é de 1,80% ao mês para o consignado e de 2,70% para cartão de crédito.

A Secretaria-Geral da Presidência, em nota, afirmou que o objetivo da medida é possibilitar que beneficiários do INSS tivessem maior acesso ao crédito consignado, modalidade que tem juros reais menores quando comparado a outras linhas de crédito disponíveis às pessoas físicas.

O Governo de Goiás aderiu à Lei federal e já trabalha com a nova margem desde 06 de maio.


Destaques

bottom of page